sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Espírito de Natal

Fim de ano é para muitos a época mais bonita do ano. Não só pelas ruas, lojas, shoppings que estão todos decorados com os enfeites natalinos. Mas pelo que esse clima desperta ou pelo menos tenta despertar em nós: o espírito de Natal.
No meu prédio, colaram nos elevadores uma mensagem de Natal que assim se inicia: "Sugestões de presentes de Natal.Ao seu inimigo, perdão".
Vamos começar pelo começo. Inimigos, você tem algum? Até esse ano pensava ser um erro cultivar inimizades, ter desafetos. Descobri que estava certo, as inimizades você não cultiva. Elas simplesmente aparecem.São como o capim que nasce em sua grama sem você regar. Pode ser por um motivo tolo;divergência de valores, algo complexo; um erro não perdoado; uma desculpa que faltou. Um erro só seu ou só dele, na maioria das vezes dos dois.
Não vou fazer aqui você correr atrás de inimigos, principalmente nessa época, me crucificarião. O que quero deixar é que a medida que nossa personalidade vai se fortalecendo, nossos ideais vão se consolidando, fica difícil concordar com tudo que todos fazem. Discordâncias aparecerão, nem todo mundo vai gostar de você e você não vai gostar de todo mundo. É a diferença que nos une e também desune. O que não significa também desejar o mal alheio, querer briga. Se não gotsa de alguém, se afaste, tire a coisa de sua vida. Isso vai bastar.
Vamos então a segunda parte. Assim, porque é Natal vamos nos reconciliar com todos. Esquecer o que foi os erros, começar de novo, perdoar? Será esse perdão realmente válido. Ele virá do coração ou da pressão do contexto. Para mim se você reconciliar-se com alguém só porque é Natal é mais fácil que na Virada do ano vocês já estejam atritados novamente, deixemos de hipocrisia.
O perdão tem que ser mútuo e verdadeiro para existir. É algo extremamente difícil e que só vem com o tempo, não com uma noite, por mais diivina e especial que seja.

3 comentários:

  1. Preciso nem dizer que concordo... Feliz Natal pra você, Túlio!

    ResponderExcluir
  2. Ah, esqueci de Desejar Feliz Natal a todos!

    ResponderExcluir
  3. *--* É isso ai ;


    ''A medida que nossa personalidade vai se fortalecendo, nossos ideais vão se consolidando.''

    ResponderExcluir